segunda-feira, 17 de junho de 2013

Museu William Shakespeare

Essa casa foi onde Will nasceu e viveu sua infância. Atualmente funciona como museu na rua Henley. Está aberta para visitação, porém alguns pesquisadores acreditam que nesta casa Will foi enterrado. E você, acredita? Teria coragem de visitar se for verdade?

Estátua de William Shakespeare

Depois de sua morte, William Shakespeare recebeu uma homenagem tendo uma estátua no Lincoln Park em Chicago, Illinois - Estados Unidos.

domingo, 16 de junho de 2013

Shakespeare e suas peças

       Shakespeare escreveu mais de 35 peças e 150 sonetos,e uma das mais conhecidas é a de Romeu e Julieta

     As peças de Shakespeare tinham quase sempre um final parecido, muitos personagens morriam (quase sempre os principais), isso por que as pessoas da época gostavam de mortes, era comum para elas ver pessoas morrerem, principalmente por que havia uma peste "a solta".

A época de Shakespeare

        A época em que Shakespeare viveu não era a melhor, a peste negra estava em seu auge (matando uma em cada sete pessoas) e não era muito bom ficar em público, então ser ator não era recomendado, pois além de correr o risco de pegar a peste, às vezes as apresentações eram canceladas para evitar mais mortes

A peste tinha 4 sintomas:
       
        E além de ter essas doenças o tratamento ajuda a piorar. Um dos tratamentos era por sanguessugas ou cortar uma veia do paciente, pois eles achavam que sangue em excesso causava doenças. Mas também haviam outros tratamentos, como esfregar uma galinha morta na cabeça do paciente ou comprar um pedaço de chifre de unicórnio em pó (será que foi por isso que os unicórnios foram extintos? ou eles nunca existiram mesmo?).

Teatro Globo

(Teatro globo atualmente em Londres- Inglaterra)
O teatro globo foi construído na margem sul do rio Tâmisa, perto de um teatro de outra companhia, os Homens do Almirante, que, felizes pelo novo vizinho, disseram: ''Faço votos que o teatro pegue fogo com vocês dentro.". 
Cabiam mais de 3.000 mil pessoas.

Frases de William Shakespeare

           Por ser um bom escritor, William tem varias frases bonitas e interessantes. Aqui temos algumas :

1- ''Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.''
2- ''Aquele que gosta de ser adulado é digno do adulador.''
3- ''A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial.''
4- ''É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.''
5- ''Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor.''



Stratford-upon-Avon



       Stratford era uma cidade muito pequena e fedida. Nos tempos de Will, pessoas morriam cedo por causa da higiene pública. As pessoas faziam as necessidades num balde e depois se livravam de qualquer jeito, quase sempre jogando pela janela e podendo acertar alguém. Com duas mil pessoas (população da cidade) jogando as necessidades nas ruas todos os dias, a cidade logo ficava imunda. Por isso, na cidade, quem não levasse sua "sujeira" para  os monturos (que eram montes de fezes que ficavam em torno da cidade), seria multado (acontecera com o pai de Will).
        A cidade também tinha varias feiras de animais que também faziam muita sujeira nas ruas. E as feiras não eram como as nossas, podendo durar até 16 dias.
         A cidade também era conhecida pela maltagem e por sua vegetação abundante.

Como era Shakespeare ?

Muitas pessoas têm duvida de como William Shakespeare era , como era sua aparência física.
Essa foto acima é o que a maioria dos pesquisadores acham! Comente abaixo como você acha que era a fisionomia de Will.

Curiosidades de William Shakepeare

1- Durante sua vida, Shakespeare escreveu 37 peças e 154 sonetos.
2- Shakespeare se casou com Anne Hathaway, quando tinha 18 anos. Ela tinha 26 anos e estava grávida (não era comum se casar com uma mulher mais velha na época).
3- Shakespeare era também ator e atuou em muitas de suas próprias peças, assim como nas de outros dramaturgos. Ele representou para a rainha Elizabeth I e, mais tarde, para James I. 
4- Shakespeare viveu uma vida dupla (trabalhava em Londres mas vivia em Stratford). Por volta do século XVII, se tornou um dramaturgo famoso em Londres, mas em sua cidade natal, Stratford, onde viviam sua esposa e seus filhos, que visitava com frequência, era um empresário conhecido e altamente respeitado e proprietário de imóveis.
5-Não há descendentes vivos do escritor. A linhagem acabou com a morte de sua bisneta, Elizabeth Hall Nash Barnard, em 1670.

Biografia

        William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon (não se sabe ao certo o dia do seu nascimento, somente se sabe o dia do batismo). Aos 18 anos, casou-se com uma moça oito anos mais velha que ele, por tê-la engravidado. Seu nome era Anne Hathaway. Ele teve três filhos com ela ,sendo dois deles gêmeos.  Entre 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada King's Men. Enquanto Shakespeare morava em Londres, seus filhos e esposa continuaram morando em Stratford. Não se sabe a frequência com que ele visitava a família, mas ele os visitava.
        Em Londres, além de escrever peças, também começou a atuar e isso fez com que ficasse mais conhecido. A companhia em que trabalhava precisou de um patrocinador porque criaram uma lei em que, se não houvesse patrocinador, os participantes seriam severamente punidos. O chefe da companhia, James Burbage, escreveu a um conde pedindo patrocínio, e o conde aceitou. Apenas dois anos depois eles receberam proposta da própria rainha e obviamente, aceitaram. Com esse patrocínio, conseguiram construir seu próprio teatro, pois o que estavam era alugado. Chamaram o teatro de "O teatro". Provavelmente sua primeira peça encenada foi um drama de três partes chamado "Enrique VI".(Cada parte era uma peça que foram feitas separadamente). 
        Após alguns anos, devido a problemas, a companhia de Will não pode pagar taxas do teatro, então em uma noite, desmontaram tábua por tábua e remontaram do outro lado do rio Tâmisa. Renomearam para teatro "O Globo".   
         William resolveu voltar para Stratford em algum momento entre 1611 e 1613 e também não se sabe o motivo. Parou de escrever peças e voltou a morar com a família. Ele faleceu em 23 de abril de 1616  devido a uma terrível febre.